sexta-feira, 13 de abril de 2012

Tecendo poemas com Amarilda Marques


 A escritora Amarilda Marques concedeu ao Espaço de Criação Literária uma entrevista contando um pouco sobre o seu mais recente trabalho, o livro: Tecendo Poemas.


 Ala Jovem-Como foi o seu primeiro contato com a literatura?


AMARILDA MARQUES- Muito cedo. Ganhei um concurso literário aos oito anos. Na escola onde eu estudava produzia uma redação toda sexta-feira na aula de Língua Portuguesa e eu adorava, não via a hora de chegar esse dia para colocar no papel as ideias que fervilhavam na minha cabeça a semana toda.Minhas redações nessa época eram muito longas, mas, pareciam um conto.


Ala Jovem- Qual é o papel do escritor na sociedade contemporânea?

AMARILDA MARQUES- Em primeiro lugar escrever e depois tentar com a sua obra literária atingir todos os patamares da sociedade e levar aos seres humanos que formam essa sociedade através de poemas, contos, novelas, filmes, músicas...enfim...histórias que possam mexer com o imaginário de todos tocando-os de alguma maneira e levando-os a refletir acima de tudo sobre seus direitos, deveres e valores já que estamos vivendo numa era de violência e muita falta de amor. Com a literatura podemos notar transformações nas pessoas que tiveram a chance de ter em mãos certas obras. Desejo que a sociedade moderna se renda aos encantos do mundo e se torne uma sociedade melhor, mais humana e sensível.

Ala Jovem- Como se deu o processo de criação do seu livro mais recente?


 AMARILDA MARQUES- Ao longo do tempo fui escrevendo e guardando meus poemas...eram vários e quando surgiu a oportunidade eu apenas selecionei e comecei a montar o livro. Foi um processo demorado, pois já aguardava há anos pela realização desse sonho. Eu tinha vários trabalhos publicados em coletâneas de verso e prosa e lançar meu primeiro trabalho individual foi o máximo.

Ala Jovem- Como é a sua relação com os leitores?

 AMARILDA MARQUES-  Eu costumo dizer que a maioria das pessoas ainda não tomou gosto pela leitura e não costuma ler poesia, por isso, não têm como opinar, cho que no Brasil ainda falta espaço para os escritores, pois o público leitor é pequeno. Fico triste...existem livros bons no mercado,mas, ninguém compra. As pessoas que souberam que eu escrevi o livro, gostaram e me elogiaram bastante. Eu procuro escrever numa linguagem simples para atingir todas as classes sociais e todos os tipos de público e espero sempre que eles possam se inspirar e que notem semelhanças entre a vida deles e a que está no papel.



Ala Jovem- Fale sobre seus projetos futuros.

AMARILDA MARQUES- Meu próximo projeto é um livro de contos . Já existe até uma certa cobrança por parte das pessoas. Mais tarde pretendo publicar um livro infantil que já está quase pronto só preciso das ilustrações.

Abraços,

Juliana Gobbe

Nenhum comentário:

Postar um comentário